quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

A segunda meia-página do segundo ciclo de 5 do 2º conjunto de 15:

Esta m-p foi das mais difíceis de realizar, como podem constatar pelas diferentes versões que apresento em seguida:

(Para além das dificuldades habituais- as quais, à semelhança do que fiz para o 1º ciclo de 5 m-p, explicarei mais detalhadamente noutra oportunidade- o grande obstáculo nesta m-p foi eu tomar consciência de que, independentemente de qualquer ideia pré-concebida, ou por conceber, quanto ao que terá representado para F.P. esta mudança para África do Sul (apoiando-me sempre nas opiniões, consagradas ou não, dos que me precederam [quer me lembre disso ou não]), eu não seria capaz de descobrir a "minha" verdade quanto ao desenrolar desta história, e consequentemente a forma de a apresentar, se eu não tivesse deixado completamente de lado qualquer influência "cinematográfica" ao narrar este episódio. [Ver a segunda versão da primeira tira apresentada a seguir.] Ironicamente, e tratando-se a banda-desenhada de um meio de criação completamente híbrido, o resultado parece um palco de teatro (com o mapa daquela parte do mundo que diz respeito a esta passagem a servir de pano de fundo), estratagema ao qual eu voltarei a recorrer.
Isto é: no único plano que me interessa neste momento, o da minha capacidade de expressão, fui capaz, não de ser influênciado, mas em vez disso, de influenciar, pelo menos a mim mesmo, já que esta disposição "teatral" da acção tornou-se uma ferramenta útil, e permitiu-me encenar numa só imagem vários aspectos relativos a esta mudança na vida do jovem Pessoa.) (O que não é inédito, até na minha banda-desenhada, já que a m-p intitulada "1893-1894" condensa também vários acontecimentos e significados, de forma visual.)

(Em cima^^^, a influência cinematográfica; em baixo os rabiscos que faço "à margem".)

2 comentários:

onírica disse...

Estou cada vez mais, a gostar da frescura dos teus desenhes/pintura como das aventuras atribuladas que a amizade entre o criador e o Pessoa, tanto se sente, pois junto vão conseguindo solucionar os problemas das muitas e longas viagem.
Abraço a vossa aventura com amizade!
;)

Miguel Moreira disse...

Obrigado onírica!...
A colorista.