quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Meias-páginas quarta e quinta deste ciclo (IV-3):

Dispostas numa página inteira, como ficam em livro: a página 31.
A primeira delas levou-nos a optar por retirar os riscos desenhados a preto que deveriam compôr o muro de tijolos por detrás do Fernando, mas que na realidade tornavam o desenho (e consequentemente a página) confuso e indistinto.

A solução adoptada levou-me a querer falar-vos da obra que nos tem servido de referência no que à cor da nossa banda-desenhada diz respeito: "Elektra Lives Again"* da autoria de Frank Miller (história e desenhos) e Lynn Varley (cor):

Esta banda-desenhada americana marcou-me muito quando a li na sua tradução francesa, tinha eu entre 14 e 15 anos.
Muito diferente do anterior "Batman - The Dark Night Returns"** do qual eu sofrera uma tremenda influência (adolescentemente desejada), hesitei um pouco antes de comprar este álbum, por ser uma história de super-heróis onde a personagem principal não utilizava o habitual fato de super-herói***...

À imprevisibilidade do conteúdo da história, juntava-se o "estranho" aspecto visual da obra, palco para a exuberante técnica da colorista onde o desenhador se apagava deliberadamente, criando dessa forma uma harmoniosa e surpreendente combinação entre desenho a tinta da china e cor directa****.

... Já que se fala de muros, quero acabar este post com uma página de outro autor, o françês Gotlib:

*: Editada recentemente pela BDmania, isto é, 18 anos depois da publicação original e, devo dizê-lo, com uma qualidade de reprodução inferior à da edição francesa, o que é pena.
**: Da mesma dupla, com o Klaus Janson na arte final (= tinta da china); está editado em português pela Devir.
***: Um prenúncio do que viria a ser a série de sucesso de Frank Miller - a preto e branco: "Sin City" (Devir).
****: O álbum intitulado "300" recentemente pulicado pela Norma retoma a mesma fórmula, enquanto que o "DK2 - The Dark Knight Strikes Again" (ainda não publicado em Portugal, é pena) dela nos apresenta um electrizante "upgrade", com uma Lynn Varley computadorizada aos comandos da cor.

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