terça-feira, 26 de abril de 2011

A meia-página seguinte (III-A-II-1-b) contém alguns elementos importantes que convém aqui comentar:

- O seu título é também o de um livro de poemas de Robert Browning, célebre poeta vitoriano (portanto bem do conhecimento de Pessoa), e é comum citar-se esse cultor do "monólogo dramático" no âmbito dos estudos pessoanos, quando se aborda o problema da despersonalização dramático-lírica, raiz do fenómeno da heteronímia (ver por ex. aqui uma das explicações do próprio F.P.).

No "Dicionário de Fernando Pessoa e do Modernismo Português", a professora Mariana de Castro explica-nos que «Browning chegou a desejar criar poesia ainda mais despersonalizada, publicando obras sob diferentes máscaras e identidades de forma a ocultar a sua verdadeira autoria (...) "no other than one and the same individual"».

"Dramatis Personae" significa literalmente: "personagens do drama".

- No primeiro quadradinho o episódio da passagem a limpo do manuscrito de "O Guardador de Rebanhos" é representado segundo a descrição documental do processo feita por Ivo Castro - rascunhos em papéis soltos, primeira passagem a limpo dos primeiros poemas e segunda e final passagem a limpo, em quatro cadernos de papel almaço branco e pautado (ver aqui o original).

- A expressão "o glorioso poeta" é tirada de um dos excertos da falsa entrevista ao Alberto Caeiro, inicialmente residente em Vigo ("Poesia" de A.Caeiro, p. 197, Assírio&Alvim - Maio 2004).

- O poema "Casa a Casa" (que lembra, digo eu, Cesário Verde), de início atribuído a Caeiro, depois a Álvaro de Campos, é uma das "5 Futurist Odes" (citadas na m-p «Mas a minha tristeza é sossego»), conforme nos explica Richard Zenith no acima mencionado livro de poesia caeiriana.

- Nas minhas notas há a referência a um texto de António Mora com data de 9 de Março de 1914, intitulado "Teoria dos Deuses"...

- O pai de Sá-Carneiro foi de facto obrigado a ir trabalhar para Moçambique, mais precisamente em Lourenço Marques, e pode-se dizer que é a partir daí que a sua relação com o filho se vai complicar - monetariamente - levando este último, entre outras razões, a um desespero suicida (informação extraída do livro "A morte de Mário de sá-Carneiro", de João Pinto de Figueiredo).
------------------------

[^^^ Página nº 107].

[^^^ Página dupla nº 106-107].

Sem comentários: