domingo, 26 de junho de 2011

As duas primeiras meias-páginas do grupo de 5 seguinte - III-A-III-2-a e III-A-III-2-b...

... seguidas da página dupla nº 116-117:

---------------------------
E agora, mais novidades pessoanas, via "Um Fernando Pessoa":

- Antes de mais, há um "Instituto de Estudos sobre o Modernismo", criado em 1988 e cientificamente coordenado por Teresa Rita Lopes (esta não será portanto "novidade").

- Esse organismo lançou agora uma revista de estudos sobre o modernismo cujo primeiro número é dedicado a Álvaro de Campos; chama-se "Modernista".

- Nesse primeiro número da "Modernista", lembra-nos o Nuno Hipólito, uma importante revelação é feita sobre Pessoa - uma revelação de ordem biográfica.

Segundo Rui Sena, a tipografia de que Fernando Pessoa foi proprietário durante uns meses, em 1909-1910, não serviu, afinal, apenas para produzir impressos e cartões de visita: imprimiu durante três meses um jornal semanário algarvio e republicano!
Pelo que me é dado perceber, terá também perdido dinheiro com essa iniciativa...

Isto quer dizer que sou agora obrigado a emendar a passagem correspondente a esse "desastre" financeiro...

... o que é mais difícil do que parece já que de banda-desenhada se trata, e o espaço gráfico condiciona sempre a quantidade de texto que se escreve.

A quarta meia-página é a que agora contém informações incompletas.

(Como explico no índice na barra lateral deste blogue, algumas das m-p aqui apresentadas encontram-se em estado provisório de elaboração - ao nível da cor, do texto ou do desenho. Neste caso já existiam modificações ainda por fazer ao nível da forma do texto).

---------------------------
Vou voltar para a mesa de trabalho...

Sem comentários: