sábado, 10 de dezembro de 2011

- A penúltima meia-página deste grupo de 5 (III-B-III-2-d):

- Uma fotografia de Raúl Leal:

- Outra de António Botto:

(Pelo que me é dado preceber, o título da 1ª edição das "Canções" é na realidade "Canções do Sul", mas, por falta de espaço, não me foi possível mencioná-lo).

- Notas a uma carta do administrador da "Companhia Industrial", do livro "Fernando Pessoa - Correspondência Inédita", já aqui mencionado:

(Eduardo Freitas da Costa é o autor de "Fernando Pessoa – Notas a uma Biografia Romanceada", de 1951).

----------------------------------------------
Entretanto: não é todos os dias que dois autores de banda-desenhada, ou melhor, de comics, são referidos na imprensa generalista portuguesa, nomeadamente no "Público".

No seguinte artigo, são referidas as escandalosas declarações do autor de "Batman - The Dark knight Returns", proferidas no seu blogue como se a matéria tratada, o movimento de protesto em Wall Street, não passasse de um simples enredo de BD:

«“Occupy” is nothing but a pack of louts, thieves, and rapists, an unruly mob, fed by Woodstock-era nostalgia and putrid false righteousness. These clowns can do nothing but harm America».

Alan Moore, o outro artista (escritor) aí referido, é o autor de, entre outros, "V for Vendetta", obra responsável por "reanimar" a seguinte figura histórica...

... que é precisamente a que serve de "imagem de marca" à recente onda de protestos.

Na seguinte entrevista (daí o título do artigo do "Público") é transcrita a sua opinião sobre as declarações de Miller (entre outras coisas):

«I think that there has probably been a rather unpleasant sensibility apparent in Frank Miller’s work for quite a long time. Since I don’t have anything to do with the comics industry, I don’t have anything to do with the people in it. I heard about the latest outpourings regarding the Occupy movement. It’s about what I’d expect from him».

Uma "algo desagradável sensibilidade" está de facto presente há muito na obra desse empolgante autor de BD e é pena que ele, aparentemente, não saiba distinguir a ficção da realidade. A não ser que o saiba e aí o caso muda de figura:

(A "tira" acima reproduzida é da autoria de Laerte).

Sem comentários: